sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Dragões de Éter ¢ Caçadores de Bruxas - Raphael Draccon

Por Thamyrys


"Primo Branford é hoje o Rei de Arzalum, e por 20 anos saboreia, satisfeito a Paz. Nos últimos anos, entretanto, coisas estranhas começam a acontecer...

Uma menina vê a própria avó ser devorada por um lobo (...). Dois irmãos comem estilhaços de vidro como se fossem passas silvestres e bebem água barrenta como se fosse suco, envolvidos pela magia escura de uma antiga bruxa canibal. O navio do mercenário mais sanguinário do mundo, o mesmo que acreditavam já estar morto e esquecido, retorna dos mares com um obscuro e ainda pior sucessor. E duas sociedades criminosas entram em guerra, dando início a uma intriga que irá mexer um profundos e tristes mistérios da família real."


Quem já leu a história de Chapeuzinho Vermelho? Tá, agora me fala o nome da menina. Não, nada? Hummm, agora me explica porque a avó dela morava sozinha no meio de uma floresta, em que, porventura, lobos famintos possam vagar? Alguma sugestão? Estou esperando... Pois foram essas e outras perguntas inquietantes, que fizeram Raphael Draccon escrever este fabuloso romance, com direito a fadas, bruxas, reis, rainhas, príncipes e princesas. Esplendido, agora sim entendo boa parte dos contos de fada, é incrível como ele faz tudo ter sentido!

Logo no começo já dá para perceber como o autor escreve bem, você consegue se deliciar na narrativa. Eu senti como se o narrador fosse um amigo me contando a história, e ele chaga até mesmo te puxar para dentro da cena. Eu ainda não tinha visto isso em nenhum outro livro. Na verdade a obra é diferente de tudo que já tinha visto, quem em sã consciência colocaria em um mesmo lugar: Chapeuzinho Vermelho, João e Maria, Capitão Gancho, Branca de Neve e os Sete Anões, Os Três Porquinhos entre outras tantas histórias que não pude identificar no livro, mas sim, deve haver mais, e o resultado não é cômico (como no caso do filme Shrek). Está em busca de Romance? Isso tem. Está em busca de Aventura? Isso tem também. Está em busca de algo novo? Duvido que não se surpreenda com este livro. E o melhor de tudo, o autor é brasileiro!

Quem disse que livros de fantasia só é bom se for estrangeiro?

Leia porque:

1. Vale a pena. Eu acredito verdadeiramente que nenhuma palavra colocada no livro te faz sentir que era desnecessário ou de pouca importância.

2. O autor é brasileiro. Isso te faz perder o preconceito com os livros de autoria nacional, vamos dar crédito aos nossos escritores!

3. É diferente e apaixonante. Não consegui achar um livro parecido, só um filme que pude utilizar como exemplo para tentar explicar como acontecem as coisas. Outro ponto é que você se identifica não só com os "bonzinhos" mas os "vilões" também tem voz, e você pode sim, gostar deles.

4. Não é algo que só meninas ou meninos gostem. Não é tão seco e sanguinário que afaste o público feminino, nem tão romântico e meloso que enjoe o publico masculino. Medida certa para tudo.

5. É inspirador. Não sei porque, mas depois de lê-lo me deu vontade de escrever um livro...


Não leia porque:

1. Tem bruxas e fadas. Se não gosta de fantasia, não é para você.

2. Ele faz os contos de fadas ter sentido. Se você é apaixonado e não suporta alterações de clássicos, você vai se decepcionar. Sim ele altera ao seu bem entender tudo o que conhece dos contos de fadas clássico. (Eu realmente acho que deu muito certo, eu.)

3. Em certos pontos da narrativa, eu me senti mau com a descrição, não por ser mau escrito, é que a cena era um tanto sangrenta. Não é algo que se repete em todo o livro, mas se "temas escuros" são o seu fraco, você pode não gostar.


No geral:

Esse livro é perfeito para que gosta de fantasia. Não te cansa. Por mim você poderia ignorar os motivos que coloquei para não ler e ler assim mesmo. Você pode se surpreender, quem sabe? Eu leria de novo, e acho que o farei. Quando terminei de ler o livro foquei triste que o livro acabou (e ele tem umas quatrocentas paginas).

1 comentários:

Anônimo disse...

Adorei a sua avaliação com prós e contras. Quando eu comecei a ler os livros dele estranhei justamente essa coisa de pegar os contos de fadas e altera. Ninguém havia me avisado disso. Mas passado estranhamento vc embarca na viagem e acha tudo fenomenal!

Postar um comentário