Por Tayza
"O protagonista é um jovem de 15 anos que, ao encontrar na floresta uma pedra azul polida, se vê da noite para o dia no meio de uma disputa pelo poder do Império, na qual ele é a peça principal. A vida de Eragon muda radicalmente ao descobrir que a pedra azul é, na realidade, um ovo de dragão. Quando a pedra se rompe e dela nasce Saphira, Eragon é forçado a se converter em herói."
Em 2006 assisti ao filme Eragon e achei a história interessante. Não era o melhor filme de fantasia que já havia visto, mas era suficiente pra mim, visto que sou apaixonada pelo gênero. Veria até as continuações, se elas surgissem...
Enfim, ano passado descobri que o filme era um livro. Nada muito fabuloso, apenas vi a capa do livro na loja virtual que compro meus livros. Tentadoramente me surgiu um pensamento malicioso: Por que não? Comprei-o, não só ele, mas a trilogia completa (estava em promoção xD).
Enfim, ano passado descobri que o filme era um livro. Nada muito fabuloso, apenas vi a capa do livro na loja virtual que compro meus livros. Tentadoramente me surgiu um pensamento malicioso: Por que não? Comprei-o, não só ele, mas a trilogia completa (estava em promoção xD).
Comecei a leitura no final de novembro. U-A-U! O primeiro capítulo é fabuloso! Magos, elfos e monstros, todos juntos e misturados, luta, sangue! A narrativa é linda, o Paolini escreve maravilhosamente (gente, o cara escreveu o livro quando tinha 15 anos!).
No meio de uma batalha épica, um garoto de fazenda acha o último ovo de dragão do mundo. Mal se dá conta da descoberta, o menino começa a ser caçado e descobre que só tem 02 opções: Se render ao tirano que governa o continente, sendo seu braço direito em seu reino de opressão, ou se rebelar contra ele, usando seu novo dom como Cavaleiro de dragão para destroná-lo.
A história vai muito bem até a página 200, quando começa a se perceber que os acontecimentos dão uma esfriada. Passam-se 10, 20, 50, 70 páginas e nada! A história fica muito cansativa, as cenas vivem se repetindo. Nossa! Sofri pra continuar lendo na esperança de ALGO acontecer. Juro que bateu um arrependimento, ‘eu comprei a trilogia DISSO?! Não acredito...’
Até que, finalmente, alaridos de vitória (pra mim)! Lá pela página 300 as coisas voltam a esquentar, e chegam a ficar (quase) emocionantes.
Leia porque:
1- É um clássico! Não sei pra quem, mas o livro é um best-seller, mundialmente famoso!
2- Você poderá contar aos seus amigos que leu Eragon, e eles não!
3- As continuações são muito boas, é o que dizem. Na verdade, este foi o único motivo que me fez continuar esta leitura. Já comecei a ler o Eldest (livro 2) e realmente é imcomparavelmente melhor, muito mais emocionante.
4- O final é legal! Não fabuloso... nem sei se vale a tortura das 100 páginas do meio... Mas é legal!
5- Arya é sinistra! Adoro personagens femininos que não são “donzelas indefesas”.
6- Tem elfos, anões e todas estas coisas. Fantasia é tudo de bom!
Não leia porque:
1- Cansa! Das páginas 200-300 é muuuito cansativo.
2- Foi o primeiro livro de Paolini, logo tem os defeitos de “um livro de primeira viagem”.
3- É um “livro conceito”. Paolini criou um mundo totalmente novo e faz questão de explicá-lo detalhadamente. Talvez os livros seguintes sejam tão melhores porque não tem mais de se prender nestas descrições.
4- Espere até eu ler Eldest e Brisingr (as continuações). Aí te digo se você precisa mesmo de Eragon pra curtir os livros seguintes, rs.
No geral:
Pra quem gosta de fantasia até vale a leitura. Conheço gente que realmente gostou deste livro. Bom, estou feliz que consegui concluí-lo, mas não vou lê-lo de novo. Durante 150 páginas os acontecimentos se repetem, com as mesmas consequências. O clímax do final é fraco. Foi difícil terminar esta leitura, espero que as sequências sejam melhores.
0 comentários:
Postar um comentário